O que é o COVID-19?

A doença de coronavírus 2019, ou "COVID-19", é uma infecção causada por um vírus específico chamado SARS-CoV-2. O vírus apareceu pela primeira vez no final de 2019 na cidade de Wuhan, na China mas se espalhou rapidamente, e desde então, existem casos em muitos outros lugares, incluindo a Europa e os Estados Unidos e Brasil.

Quais são os sintomas do COVID-19?

Os sintomas geralmente começam alguns dias depois que uma pessoa é infectada pelo vírus. Mas em algumas pessoas, pode demorar ainda mais para os sintomas aparecerem.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre.

  • Tosse.

  • Dificuldade para respirar.

Como é tratado o COVID-19?

A maioria das pessoas com COVID-19 tem apenas uma doença leve e pode descansar em casa até melhorar. Pessoas com sintomas leves geralmente melhoram em até duas semana. Se você está com o COVID-19, é importante ficar em casa longe da escola ou do trabalho até que seu médico lhe oriente quando é seguro voltar ás atividades.

 

Se você tiver uma doença mais grave, pode precisar ficar no hospital, possivelmente na unidade de terapia intensiva (também chamada de "UTI"). Enquanto estiver lá, você provavelmente estará em uma sala especial de "isolamento". A equipe de saude que cuidará de você usará roupas especiais, luvas, máscaras e óculos para proteção. Até o momento não há tratamento específico para o COVID-19, mas durante a internação você será assistido e monitorado até a seu organismo se reestabelecer. Você pode precisar de oxigênio para ajudá-lo a respirar melhor, caso haja piora pode ser necessário suporte de UTI e aparelho de ventilalação mecânica.

Os especialistas não recomendam o uso de máscara facial se você não estiver doente, a menos que esteja cuidando de alguém que tenha (ou possa ter) COVID-19.

O que devo fazer nesse momento de epidemia de COVID-19?

A melhor coisa que você pode fazer para se manter saudável é lavar as mãos regularmente, evitar contato próximo com pessoas doentes e ficar em casa se estiver doente. Além disso, para ajudar a retardar a propagação da doença, é importante seguir as instruções oficiais em sua área sobre como limitar o contato com outras pessoas. Mesmo se não houver casos de COVID-19 no local em que você mora, isso poderá mudar no futuro.

Se houver um surto na sua área, as escolas ou empresas provavelmente fecharão temporariamente e muitos eventos serão cancelados. Se isso acontecer, ou se alguém da sua família adoecer com o COVID-19, você provavelmente precisará ficar em casa por algum tempo. 

Como o coronavírus é transmitido?

A disseminação ocorre de pessoa para pessoa,  ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato.

a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

 

  • gotículas de saliva;

  • espirro;

  • tosse;

  • catarro;

  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

Alguém em casa com o COVID-19, o que fazer?

● Mantenha a pessoa doente afastada das outras pessoas - a pessoa doente deve permanecer em uma quarto separado e usar um banheiro separado, se possível.

● Lavar as mãos - lave as mãos com água e sabão com frequência, se não for possível use alcool gel a 70%.

● Manter os ambientes bem ventilados.

● Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

 

● Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

 

● A pessoa doente deve se possível usar uma máscara facial (descartável) quando estiver na mesma sala com as outras pessoas. Se você estiver cuidando da pessoa doente, também poderá se proteger usando uma máscara facial.

 

● Limpar e higienizar objetos e superfícies tocados com frequência. Isso inclui balcões, mesas de cabeceira, maçanetas, computadores, telefones e superfícies do banheiro. Alguns produtos de limpeza funcionam bem para o vírus como hipoclorito de sódio – deixar agir por 5 minutos e desinfetantes a base de quaternário de amônio – deixar agir por 10 minutos.