pexels-kindel-media-7298908.jpg
pexels-kindel-media-7298899 (1).jpg
O que é Síndrome ou Dor Miofascial ? Você já ouviu falar?
pexels-kindel-media-7298677.jpg
Tratamento:

É causa comum de dor músculo-esquelética, cerca de 74% a 85% dos casos.


Ocorre por um desequilíbrio neuromuscular local causando áreas musculares sensíveis semelhantes a nódulos ou "nós" os chamados "pontos-gatilhos" (PG). O PG ao ser pressionado faz aparecer dor intensa em região próxima ou afastadas. e com frequência causa reflexo involuntário na pessoa, o “sinal do pulo”. Esta dor pode iniciar em um único músculo ou vários, levando a tipos distintos de dor.

 

É causa da maioria das dores lombares/glúteas, dores em ombros e cervical e até cefaléias.


É uma dor mal localizada, profunda, com sensações difíceis de serem explicadas: como formigamento, sensação de "correr" e a depender do local, por exemplo, a parte posterior da coxa e perna, pode ser confundida com dor no ciático. Pode piorar aos movimentos ou pode se desenvolver de forma mais insidiosa durante o repouso, especialmente ao dormir à noite, quando o músculo em questão fica sob leve tensão. 

O tratamento mais eficaz é o agulhamento miofascial ou "agulhamento seco" feito com agulhas de acupuntura em combinação com o alongamento muscular e correção dos fatores perpetuantes.

Há também modalidades de tratamento como pressão e alongamento dos músculos envolvidos.

Massagens e banhos quentes também podem aliviar a dor.

 

A avaliação por profissional habilitado e treinado no diagnóstico dessa síndrome é essencial para resolver muitas vezes "uma dor de muitos anos".

Dúvidas:

1- Todos podem fazer tratamento com agulhamento seco?

Sim, todos, não há contra -indicação,mas deve serv realizado por profissional habilitado.

2. Dói?

O paciente geralmente sofre mais da dor decorrente da síndrome miofascial do que do tratamento por agulhamento seco, mas no dia do agulhamento a região pode sim ficar dolorida, mas isso geralmente se resolve em 24h. 

Lembrando …

 

Para ter os benefícios de qualquer tratamento médico, especialmente tratamentos invasivos como o Agulhamento Seco ou Acupuntura deve-se procurar por profissionais habilitados e qualificados.